7 de agosto de 2010

Maria Paula Soares Pereira:

Conheça a nova embaixatriz
das feiras rio-grandinas


- Colaboração e fotos-reportagem: Bruno Zanini Kairalla



Tradição, orgulho e cultura. Três definições para a temática “Artes, Saberes e Sabores”, que engloba o universo da 32ª Feira de Artesanato do Rio Grande (Fearg) e 15ª Feira de Comércio, Indústria e Serviços (Fecis), que entram em sua última semana de realização, findando no próximo domingo, dia 15 de agosto.

Através dos seus agentes culturais devidamente caracterizados, as feiras apresentam as etnias: afro, alemã, árabe, espanhola, indígena, italiana, gaúcha, polonesa e portuguesa. Abaixo, o vídeo do evento. Confira:


Desta última provém a etnia em destaque desta edição, como também a embaixatriz das Feiras, Maria Paula Soares Pereira, 15 anos, indicada para representar a ampla cultura lusitana pelo Clube Centro Português.

Nesta edição, o Mulher Interativa lança o convite para o evento e também mostra um pouco do universo da jovem embaixatriz.

A jovem Maria


O encontro surpresa com a nossa equipe de reportagem ocorreu quando ainda se preparava para entrar em cena na tarde fria da última quarta-feira, 04.

Ajustando os detalhes de seu figurino e maquiagem, a embaixatriz Maria Paula, ou Paulinha, como é chamada carinhosamente pela família e amigos, mostra-nos que possui todo a energia, simpatia e a inocência de qualquer menina que começa a debutar para a vida.


Representante do bairro Cidade Nova, a estudante do Ensino Médio da Escola Estadual Lemos Junior, também já soma atividades, sonhos e lazeres, que agora se intercalam em sua permanência nas Feiras.

Nelas, Maria Paula chega por volta das 15 às 16h, saindo após às 23h.


Mas o “glamour” do título que ostenta, como ela mesma evidencia, esse é incomparável! Figurino, cabelo e maquiagem tudo caprichado e a rigor! A roupa tradicional portuguesa é dela, o que de certa forma, comprova o esmero as tradições e ao título que faz jus.

Já o coque (veja abaixo) e o make de Paulinha e dos demais agentes culturais, são feitos diariamente pela hábil equipe da Star Charm Cabeleireiros, dentro do seu estande na Feira.


Sobre a experiência, não é preciso perder tempo para reparar o brilho agudo, transposto pelo olhar de Paulinha. “Estou adorando”, repete ela, empolgada.

Basicamente, fazem parte de suas atribuições recepcionar e dirigir o público para os locais de seu interesse, prestando com isso informações sobre o evento, a programação e, claro, sobre a cultura lusitana.


Com entusiasmo, a jovem ainda faz pose para as fotos, alcança algum objeto caído ou esquecido por algum expositor e anima-se ao ver na área externa do evento, um cachorro cruzando o seu caminho.


Em casa, ela frisa que tem sete cachorros. “Amo animais! Tem dias que passam a noite toda latindo, mas eu gosto, portanto, não é grande problema! Tem um que a vizinhança toda gosta e conhece, o Leo!

Ele só entra em casa pra comer e depois, mais tarde, para dormir. Ele é muito amiguinho, sempre nos acompanha. Tem dias que vou à padaria e ele vai junto, me espera e depois me acompanha até minha casa!”, descreve Paulinha.


Entre as atividades, pratica desde março, Taekwondo. Ainda está no início, mas fala que adora o esporte. Também já fez aulas de dança na modalidade hip hop e aulas de inglês.

Solteira e tímida para algumas situações, principalmente quando ainda não domina o ambiente e nem as pessoas a sua volta, Paulinha é também muito alegre, alto astral e gosta de surpreender e fazer graça.


Leonina, apega-se fácil as coisas e pessoas. Também diz que se encaixa perfeitamente ao jargão “Solteiros Sim, Sozinhos Nunca”, nome da nossa série de reportagem, que, por sinal, está de volta na próxima semana, no Dia dos Solteiros - clique aqui e participe!

“Uma pessoa pode estar solteira, mas não significa que não tenha pessoas próximas a ela para sair e se divertir”, argumenta. Apesar da vontade, não freqüenta baladas. Entretanto, gosta de passar os finais de semana com as suas amigas, entre elas, a melhor delas, Amanda.

Lembranças de além mar

Além do nome e da idade, outro motivo que a levou ser indicada ao posto, está a recente viagem à Portugal, da qual Maria Paula mostra estar ativa em sua memória. O presente foi dado por seu avô, pela passagem dos seus 15 anos.

Ele a acompanhou, juntamente com sua mãe e a sua tia.


Lá, passaram um mês conhecendo diversas regiões do país e parte da família que permaneceu, como a bisavó, mãe do avô Manoel. Com lágrimas nos olhos, recorda do momento em que teve que se despedir da família.

Entre as grandes lembranças da região estão a Torre de Belém em Lisboa e a cidade de Nazaré (abaixo), que define como encantadora.


Pretende voltar ao país assim que possível e não hesita em dizer que perpetuará as tradições aos seus filhos e cobrará que siga assim por diante.

“Tive que escolher entre a festa ou a viagem e, sinceramente sei que fiz a melhor escolha. Até porque, nenhum presente superaria o que vivi durante a minha viagem, que hoje me proporciona ter experiência para estar aqui, como embaixatriz”, orgulha-se ela, que no próximo dia 20, chega a sua 16ª primavera.


Emoção que também, conforme ela, resiste até mesmo as baixas temperaturas, típicas da estação. Por baixo da roupa tradicionalista, duas básicas e duas meias calças reforçam, mas nem sempre a protegem do frio.

O que fazer? “Nada! Sentir frio, oras”, evidencia a jovem, reforçando que mesmo com frio, vale a pena a experiência.

No Oceanário em Lisboa

A mãe (acima) é sua grande amiga e a apóia em todas as situações. Em sua casa moram ainda o avô, um tio e o seu irmão Diogo Soares Pereira, 18 anos, também seu grande amigo e que lhe acompanha nessa nova aventura, ao responder pelo cargo de agente cultural da etnia Alemã.

“A maioria das meninas nem fala muito nos irmãos, mas nós temos um carinho especial, um pelo outro. Lógico que brigamos, mas isso é normal!”, constata.


Mas pela conversa, o seu grande orgulho é o avô, que não teria um nome mais típico de sua origem, do que Manoel. Ele veio para o Brasil há 50 anos e mantém uma família tradicional, cultivando as raízes de sua cultura. “Em casa escutamos fados, comemos a culinária típica - muito bacalhau -, e freqüentamos o Centro Português”, explica Maria Paula.

Aos papais


Apesar de não morarem com o pai desde muito novos, Maria Paula e Diogo prepararam uma mensagem para esta data tão especial:

“Queremos desejar um Feliz Dia dos Pais, principalmente ao nosso que é uma pessoa muito importante e que nós amamos. E se é como dizem, que os avós são nossos pais duas vezes, não podemos deixar de lembrar do nosso avô, que apesar de não ser um pai, é como se fosse por ser muito importante e um grande exemplo de vida!”, homenageiam.


Nenhum comentário:

Postar um comentário